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8 dicas para manter uma alimentação saudável durante o inverno

8 dicas para manter uma alimentação saudável durante o inverno

Saiba porque sentimos tanta fome nos dias frios e como agir para saciá-la e continuar comendo bem.

O inverno chegou e com ele aquela fome insaciável, e não pense que é só você que come mais nos dias frios, há uma explicação científica para isso — precisamos de mais energia para mantermos a temperatura do corpo estável, e consequentemente, de uma quantidade maior de alimentos.

1. Alimente-se bem e regularmente

A grande chave para não “enfiar o pé na jaca” no inverno é apostar em alimentos que dão maior saciedade durante as refeições. É normal a preferência por alimentos quentes, por isso a dica de ouro, neste caso, é escolher aqueles que dão maior saciedade e que contenham mais fibras. A salada, por exemplo, não é tão bem-vinda. Então, você pode substituir por suflês, tortas com vegetais e usá-los também sozinhos em preparações quentes, grelhados, refogados e até salteados. As sopas também são as queridinhas dessa época do ano, mas é preciso tomar cuidado para não deixá-las muito calóricas. Respeitar os intervalos de três em três horas entre as refeições principais é sempre muito importante também.

2. Use e abuse das gorduras boas nas pequenas refeições

Outra dica para compor as pequenas refeições é usar e abusar das gorduras consideradas boas que podem ser encontradas nas sementes oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, além das frutas secas e do abacate. O ideal é fazer duas grandes refeições e três pequenas por dia, evitar consumir alimentos muito refinados, com farinha branca e doces em geral é crucial para manter os parâmetros de uma alimentação saudável. Uma excelente maneira de não abrir mão do delicioso chocolate quente no inverno é substituir o achocolatado por cacau, por exemplo. Nessa época também se consome muito mais chocolate em barra. Neste, caso, prefira o mais amargo que é menos calórico.

3. Como tornar sua massa mais saudável?

Consuma alimentos integrais com maior regularidade, como pães e massas do tipo grano duro, que levam mais tempo para serem digeridas. No friozinho, é muito comum que se abuse de massas, então escolha bem o molho. Evite o branco por ser muito calórico e dê preferência para o de tomate simples. O queijo também é indispensável como acompanhamento do prato. Neste caso, prefira a mussarela, que entre os queijos amarelos é o mais magro. Mas sempre se policie com os excessos. Sempre dê preferência para consumir a massa no almoço em vez do jantar, devido ao seu alto valor calórico. De noite, prepare saladinhas com grãos cozidos como lentilha, quinua, grão-de-bico, que poderão ser acompanhadas de legumes. Outra opção leve para a refeição da noite é a tapioca, que pode ser complementada com uma fibra, alguns grãozinhos de chia, por exemplo. Se você deseja perder peso, substituir o leite de origem animal pelo o de vegetal é uma excelente pedida.

4. Não se esqueça de tomar água e tome cuidado com o vinho

Nos dias mais frios, é muito comum que as pessoas se esqueçam de tomar água. Essa é uma dica importantíssima para o inverno. O indicado é consumir de dois a três litros por dia. Não adianta nada você esquecer de se hidratar durante o dia inteiro e tomar dois litros de uma só vez quando chegar em casa após o trabalho, porque o seu corpo precisa de uma gestão hídrica durante o dia inteiro e não conseguirá absorver tudo de uma só vez. O consumo de vinho também aumenta na época em que as temperaturas estão mais baixas. Se você é fã da bebida, intercale as taças com um copo de água e tome cuidado com a frequência e a quantidade.

5. Chás serão sempre os queridinhos da estação

Sejam digestivos ou calmantes, os chás são excelentes bebidas capazes de aumentar a sensação de saciedade, principalmente quando ingeridos após as refeições. Consuma sempre bem quente para potencializar ainda mais a saciedade. O chá verde possui uma altíssima concentração de flavonóides, capazes de ajudar na perda de peso e de gordura corporal, além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Para diminuir os processos inflamatórios, acrescente gengibre e verá a diferença

Para os que estão com dor de garganta, algo muito comum neste tempinho frio, você vai precisar de um dente de alho cortado ao meio, suco de um limão, uma xícara de água e mel. Misture os ingredientes e deixe fervendo por dez minutos. Esse chá dará uma turbinada no seu sistema imunológico contra os processos inflamatórios.

6. Consuma mais alimentos fontes de vitamina C

A melhor forma de evitar resfriados e gripes é através da ingestão de alimentos ricos em vitaminca C, como a tangerina, acerola, abacaxi, laranja, kiwi, limão, goiaba, cajú, maracujá, melão etc. É importante lembrar que as frutas não devem ser somente consumidas como sobremesa, mas também podem ser servidas em sucos, vitaminas, além de fazer parte das refeições intermediárias e ser usado como tempero — o ácido cítrico pode dar aquele toque especial para a refeição. Os vegetais de cor verde escura também são riquíssimos em vitamina C e ácido fólico e devem ser consumidos com maior regularidade, como o espinafre, brócolis, bertália, couve, agrião e até mesmo a couve-flor. Eles auxiliam na formação dos glóbulos brancos, que integram o nosso sistema imunológico, Tubérculos como gengibre também possuem ação anti-bacteriana, que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Entretanto, algumas pessoas podem ser alérgicas, então é preciso muita atenção. Por isso, indicamos que seja feito o teste anteriormente com pequenas lascas. Sinais alérgicos geralmente são acompanhados de uma tosse seca, forte, dor de garganta seguida de obstrução e manchas avermelhadas na pele. O alimento não é indicado para pacientes com problemas cardíacos.

7. Faça uso do kefir de leite e de água

Tanto o kefir de leite, quanto o de água, afetam de forma benéfica o balanço microbiano intestinal. É muito comum que as pessoas deixem de consumir no inverno, o que não deve acontecer. Além da melhora no trânsito intestinal, o alimento também apresenta melhorias na gestão hídrica do nosso corpo.

8. Não se empolgue tanto com as sopas

É fato que os caldos e sopas são ótimas preparações para o inverno, mas precisamos tomar cuidado com a quantidade de carboidrato utilizada em sua composição. Use apenas uma fonte de carboidrato, que pode ser batata, batata doce, inhame, mandioquinha etc. Se a sopa for uma refeição completa, é fundamental que seja feita com uma proteína, seja ela carne bovina, frango ou ovo. Opte por trocar o arroz comum pelo integral no caso de canjas.

 

Fonte: Revista Claudia

 

2021-06-30T14:38:20-03:00
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