A maioria das pessoas pode ser indiferente ao termo columbário, mas devido à sua falta de popularidade, ao som um pouco estranho do seu nome, e porque as pessoas preferem ser enterradas de maneira tradicional, por questões religiosas e culturais. No entanto, esse local é muito importante para muitas pessoas que já foram, bem como para seus familiares e amigos.
Originado na Roma Antiga, entre os primeiros séculos dC, o columbário existe há muito tempo. Atualmente, embora um tanto desconhecido, está ganhando popularidade e tende a crescer ainda mais! Isso deve, em parte, à garantia de uma economia significativa de espaço no cemitério, além de sua semelhança com um memorial de entes queridos.
Os espaços reservados para o columbário geralmente são climatizados, e oferecem assentos aconchegantes e dispõem de vários itens para uso dos visitantes.
No Grupo Colina, a designação de um columbário como sala de memórias destaca-se. Essencialmente, esse espaço é projetado para abrigar urnas com cinzas daqueles que escolheram a cremação. Em muitos cemitérios, o columbário, também conhecido como cinerário, é um santuário tranquilo onde as memórias persistem.
A Sala de Memórias do Grupo Colina assume uma identidade única. Neste local, oferece conforto e um ambiente respeitoso para as cinzas dos entes queridos. Além de ser um espaço físico, é um refúgio para lembranças preciosas entrelaçadas com histórias de vida representadas ali.
A decisão delicada sobre se as cinzas devem permanecer no columbário ou ter outro destino é frequentemente ponderada pelas famílias. A responsabilidade desta escolha está nas mãos daqueles que compartilharam momentos inestimáveis com o ente querido. Apesar de o columbário ser um espaço sagrado, a maneira de honrar a memória é exclusiva de cada família.
Em alguns casos, as cinzas são dispersas em locais significativos, como praias, rios, lagos, jardins ou estádios. E ainda há quem opte por uma ação interessante de transformar as cinzas em uma árvore.
As cinzas podem ser guardadas em urnas especiais no columbário, mas é necessário informar antecipadamente ao cemitério. Eles fornecerão informações sobre valores, termos de uso, horários de visitação, tipos de urnas adequadas e o condicionamento das urnas.
Como as urnas são cruciais para a conservação das cinzas, é fundamental ter conhecimento prévio sobre os materiais utilizados, o material adequado para cada local e o modelo que melhor se identifica com o falecido.
Existem opções de urnas temáticas que possibilitam homenagear o ente querido de acordo com suas preferências. Modelos personalizados refletem traços da personalidade do falecido. Urnas de metal ou aço inoxidável, as mais resistentes, possuem alto padrão e custo mais elevado, podendo ser expostas ao tempo sem danos no material, mantendo sua forma intacta em qualquer ambiente.
Mais informações
Receba a sua cotação por e-mail em minutos!