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Cuidado com a hidratação na terceira idade

 

Cuidado com a hidratação na terceira idade

Uma das condições mais diagnosticadas em idosos internados é a desidratação. Por causa disso, é essencial tomar cuidado com a hidratação na terceira idade. Além de problemas mais simples, o hábito de não beber água regularmente é uma das causas de várias doenças.

A preocupação com essa faixa etária precisa aumentar por causa de condições fisiológicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, de acordo com o avanço da idade, as percepções de sede e fome ficam prejudicadas. Ou seja, idosos até podem estar precisando de água, mas não percebem.

Problemas que a desidratação pode trazer

Naturalmente, um idoso já tem em seu organismo menos água do que um adulto ou criança. Na infância podemos chegar a ter 90% de hidratação. Na fase adulta vai para em torno de 60%. Já após os 60 anos, esses indicadores chegam a 50%.

Os primeiros sintomas da falta de água no corpo de um idoso geralmente são: confusão mental, urina escura, fadiga e indisposição. Em outras situações, vômito, dores de cabeça, tontura, sonolência e diarreia também podem indicar que o corpo precisa do líquido.

Em casos mais graves, órgãos como os rins e até o coração podem ser afetados. Cálculos renais, conhecidos popularmente como pedras nos rins, são comuns em pessoas de qualquer idade, inclusive idosos, que não se mantêm hidratados.

Benefícios de se beber água

Os benefícios da hidratação na terceira idade são vários. Como boa parte do sangue é formada por água, bebê-la constantemente faz todo o nosso corpo funcionar melhor. Entre as vantagens daqueles vários copinhos com água durante o dia estão:

– Pele mais lisa, retardando o envelhecimento;
– Regula o intestino;
– Melhora a imunidade;
– Deixa as noites de sono melhores;
– Ajuda a memória;
– Dá mais disposição.

Dicas para manter a hidratação na terceira idade em dia

– Não existe uma medida exata de água a ser tomada por dia. Essa quantidade é personalizada, e existe uma conta simples que pode ser feita. Para idosos saudáveis é recomendada a ingestão de 35 ml por quilo. Usando essa regrinha, um idoso que pesa 75 quilos deveria beber pelo menos 2,6 litros de água por dia, por exemplo. Antes de dar as dicas, é bom lembrar que nada substitui uma avaliação médica, que precisa ser mantida regularmente.

– Além do líquido em si, muitas outras fontes fornecem um bom suprimento de água. Para auxiliar na meta diária, os idosos podem beber água de coco, sucos naturais e chá de ervas claras. Além disso, muitas frutas também ajudam, como melão, melancia, laranja, abacaxi e tangerina.

– Sempre deixe uma garrafa de água por perto. Se for sair com o idoso, sejam seus pais, avós ou você mesmo, leve uma garrafa de água. Quando conseguir uma pausa, procure um bebedouro para repor a água de sua garrafinha.

– Tem problemas de lembrar-se de beber água? Coloque lembretes pela casa. Pregue bilhetinhos na geladeira ou anotações no celular. Se precisar, coloque um despertador a cada hora para lembrar-se de tomar aquele copinho com água.

2020-04-17T15:35:24-03:00
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