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Ideias de atividades recreativas para idosos

 08 Ideias de atividades recreativas para idosos

Atividades de lazer e passatempos podem ser muito importantes para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade

Atividades de lazer e passatempos podem ser muito importantes para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade. Além de servirem para melhorar o humor e a qualidade de vida, outros benefícios também são facilmente percebidos, como a melhora da coordenação motora, concentração e agilidade das capacidades cognitivas.

Com essas atividades, fica mais fácil evitar problemas de saúde comuns ao envelhecer. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, quase metade dos idosos brasileiros (48,9%) sofre de mais de uma doença crônica, e uma das mais graves dela é a depressão, que acomete cerca de 9,2% da população idosa do país. Para ajudar a escolher uma atividade e evitar esses problemas, separamos algumas das que trazem mais benefícios, confira!

Quebra-cabeças

Além de ser uma atividade divertida e que ocupa bastante tempo, montar quebra-cabeças também uma forma de estimular a percepção, o raciocínio e a concentração. Outras atividades também podem ser realizadas junto com ele, como o jogo da memória e outros jogos de tabuleiro, que exercitam a mente.

Bingo

O bingo já é um clássico! Divertido e simples, ele não só estimula o convívio com outras pessoas, o que contribui para a saúde mental, mas também ajuda a trabalhar a capacidade de percepção, agilidade e tempo de reação dos idosos.

Musicoterapia

Usando a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), a musicoterapia ajuda na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual dos idosos, sendo uma ferramenta importante para aumentar seu bem-estar e melhorar sua saúde. Ela pode ser feita só com um musicoterapeuta ou com uma equipe de saúde multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros.

Artesanato

Seja através da pintura, desenho, escultura ou decoração de objetos, o artesanato é uma atividade ótima para pessoas de qualquer faixa etária. Além de ser relaxante, ele também melhora as habilidades motoras e a coordenação, permitindo também que a pessoa se expresse e tenha mais autoconhecimento, fatores importantes para evitar a solidão e a depressão.

Oficinas de culinária

Aprender novas habilidades é sempre bom. Nas oficinas de culinária, os idosos exercitam a memória e atenção fazendo pratos que gostam e que podem ser consumidos por eles mesmos. Quando feitas em grupos, elas também estimulam a criação de novos laços afetivos, muito benéficos para a saúde emocional dos idosos.

Dança

Dançar é uma atividade que une diversão, exercícios físicos e interação com outras pessoas. Através da dança, os idosos podem formar grupos de amigos, garantindo o benefício das relações afetivas, além de serem capazes de manter a saúde do corpo.

Ioga

A ioga é uma atividade leve que trabalha com exercícios de postura, equilíbrio, flexibilidade, respiração, meditação e concentração. Além dos benefícios físicos, ela também ajuda muito na parte espiritual e emocional, aliviando o estresse e relaxando corpo e mente. Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, os idosos que querem começar a praticá-la devem consultar um médico antes para saber se podem realizar todos os exercícios.

Jogos de cartas

O baralho incentiva a competição, o espírito de equipe e a superação de desafios. A diversão é complementada pelo exercício da atividade mental, trabalhando o raciocínio lógico e rápido e o planejamento para jogadas estratégicas, mantendo a capacidade cognitiva em dia.

2022-04-14T14:33:53-03:00