WeCreativez WhatsApp Support
Fale conosco
Olá! Como podemos te ajudar?

O que é Columbário?

O nome columbário não é muito conhecido e pode parecer estranho, mas ele é muito importante para pessoas que foram cremadas e para as suas famílias. Pois, ele garante um espaço agradável e calmo no cemitério para as pessoas relembrarem os entes já falecidos.

Columbário é o nome dado a um local especifico para guardar urnas com cinzas de pessoas cremadas. Esse espeço existe dentro de alguns cemitérios e essa área também pode ser chamada de cinerário em alguns locais do país.

Os locais destinados aos columbário costumam ser climatizados, com acentos confortáveis, além de vários outros itens que podem ser utilizados pelos visitantes.

Os columbários mais antigos da história

Os columbários mais famosos do mundo são, provavelmente, os da Roma Antiga. Nos primeiros séculos D.C., existiam inúmeros columbários espalhados pela cidade Italina, hoje em dia, alguns poucos.

A construção desses espaços fez parte das Reformas de Augusto e das leis antigas de sepultamento, que visavam a economia da época, além do método ser mais higiênico.

Mas os columbários na Roma Antiga eram grandes câmaras subterrâneas onde eram enterrados e cremados os restos mortais. Depois, eles eram colocados em pequenos nichos nas paredes, acompanhados de placas comemorativas e esculturas com a imagem do falecido.

As cinzas de uma cremação devem sempre ser depositadas no columbário?

Não há essa obrigação. Depois do procedimento de cremação, as cinzas são entregues a família e ela quem vai decidir o que fazer. As cinzas podem ser condicionadas em urnas especiais, podendo ser mantidas em casa, sepulturas, jazigos etc.

As cinzas podem ser levadas jogadas no mar, em rios, em lagos ou em jardins. Elas também podem ser transformadas em árvores. As urnas são fabricadas especialmente para o acondicionamento correto das cinzas e são necessárias para aqueles que desejam mantê-las em um columbário ou mesmo em casa.

As urnas podem ser feitas de vários materiais, tais, como: madeira, porcelana e fibra natural. Mas, os que optam pelo serviço columbário, precisam contatar antecipadamente o cemitério para saber quais os custos e termos para sua utilização.

É importante ainda saber sobre os horários de visitação, os tipos de urnas que são mais adequadas ao ambiente e como será o acondicionamento das mesmas.

Tipos de urna para manter as cinzas

Hoje em dia existem muitos tipos de urnas que podem ser escolhidas de acordo com a preferência ou pelo destino que as cinzas terão. Para as pessoas que desejam jogar as cinzas de seus entes queridos no mar, existem urnas de argila ou com folhas de bananeira, que são capazes de se dissolverem em contato com a água, fazendo a liberação das cinzas no ambiente em que a urna foi jogada.

Existem urnas caracterizadas com personagens famosos, com pinturas de times de futebol e até urnas infantis. É importante pensar bem no material que será usado na urna, levando em consideração o ambiente em que será guardada. Se a intenção for deixar a urna em um local aberto, é recomendado que ela seja feita com um material resistente como aço inoxidável, metal ou pedra.

Mas, se as urnas forem ser depositadas em um comlumbário fechado, dentro de um cemitério, é recomendado que sejam feitas de madeira ou fibra natural. São os materiais ideias para lugares fechados e abafados.

Os cemitérios possuem regras bem específicas para as urnas destinadas aos columbários, então, é importante procurar se informar sobre esse tipo de serviço.

Vantagens da cremação

Existem muitas vantagens quando o assunto é cremação. A primeira que podemos citar é a vantagem econômica, pois, se comparada a um enterro convencional, sai mais barato e não possui despesas extras dependendo do que será feito com as cinzas.

As pessoas que optam por enterros devem pensar no custo de manutenção que isso irá acarretar. Quando ocorre um sepultamento, os túmulos e jazigos precisam ser cuidados e isso gera gastos.

O único custo extra que pode haver após uma cremação é se a família decidir que vai guardar as cinzas em columbário de um cemitério. Porém, a grande maioria das pessoas prefere levar as cinzas para casa ou para espalharem em algum lugar.

Outra vantagem da cremação é a sustentabilidade, pois, o procedimento é ecologicamente correto e 100% sustentável. Ele emite apenas água e gás carbônico em pequenas quantidades e os resíduos tóxicos ficam retidos em filtros de ar, por isso não agride o meio ambiente diretamente, mas afeta em relação à utilização de grande quantidade de energia e água utilizadas no processo. Contudo, mesmo assim, ainda é considerado um procedimento viável e ecológico.

Conheça nosso Columbário

O Grupo Colina oferece o serviço de forma segura e tranquila. Conheça nossos serviços entrando em contato com a gente. 11 4746-7777 ou por whatsapp 1199974-2155

Mais Informações

2021-03-07T19:27:39-03:00
Call Now Button