(11) 4746-7777  | (11) 4742-7451 (11) 99986-0077 

PLANO FUNERÁRIO INDIVIDUAL

plano funerario individual grupo colina

Quando se trata de lidar com a perda de um ente querido, contar com um plano funerário ajuda a reduzir o problema e trazer muito mais tranquilidade. Além disso, a antecipação dessas questões práticas permite que os familiares se concentrem no processo de luto, preservando a memória da pessoa querida.

Investir em um plano funerário individual é uma maneira responsável e cuidadosa de garantir que, no momento difícil do falecimento, a família tenha o apoio necessário sem lidar com uma série de preocupações adicionais.

Portanto, ao considerar a complexidade do processo após a perda de alguém, optar por um plano funerário individual não é apenas uma escolha financeiramente inteligente, mas também um gesto de amor e previdência em relação àqueles que nos são mais próximos. É uma forma de proporcionar paz de espírito e cuidado em um momento delicado, permitindo que uma família seja uma para celebrar a vida da pessoa que partiu.

Pensar sobre o momento do falecimento pode ser incômodo e parecer uma tentativa de antecipação. Contudo, prevenir-se e buscar o plano funerário individual para trazer suporte quando acontecer uma perda são maneiras de cuidar da família e evitar que os problemas sejam ainda maiores.

Porque é importante se prevenir com um plano funerário individual

Não é agradável pensar na morte de pessoas queridas ou mesmo na própria. Porém, quando isso acontece, é muito difícil resolver todas as questões burocráticas que estão envolvidas. É importante que o plano preventivo seja considerado uma forma de cuidar da família e reconfortar a todos quando partir.

O plano funerário individual permite uma organização financeira, pois os custos são pagos em pequenas parcelas, e um planejamento cuidadoso do procedimento. Isso evita muitos gastos extras que podem surgir quando é preciso procurar os serviços na última hora e também garante maior conforto para a despedida, uma vez que as chances de que algo saia fora do esperado são bem menores.

Nessa hora difícil, é preciso lidar com os assuntos que já são desagradáveis no cotidiano: providenciar documentos. Isso deve ser feito em um prazo curtíssimo e muitas vezes com o desconhecimento de todos os procedimentos.

Por mais que pareça desagradável pensar a respeito da morte, trata-se de algo natural e que faz parte da nossa condição humana. Portanto, estar preparado para quando isso acontecer evita que as questões práticas sejam um fardo a mais, que pode trazer grandes problemas financeiros e também psicológicos.

Você pode contar com os planos funerários do Grupo Colina e todo o nosso atendimento humanizado para oferecer o suporte de que você precisa nessa situação tão delicada.

A partir do pagamento de uma pequena mensalidade do plano funerário individual, você garante a cobertura de tudo o que é preciso quando um ente querido falece. Alguns dos serviços oferecidos pelo plano funerário são:

  • translado do corpo;
  • caixão/urna;
  • cremação;
  • Local para velório;
  • enfeites, coroa de flores e equipe cerimonial;
  • preparação do corpo e maquiagem;
  • sepultamento em jazigo próprio ou do próprio plano contratado.

Além desses serviços que são padrão, as empresas podem oferecer outras vantagens para garantir um maior conforto a seus segurados. Entre os exemplos, estão: homenagens personalizadas, grupo de apoio a pessoas enlutadas e profissionais especializados em atendimento para a ocasião da perda.

Ao contratar o serviço, é possível definir as preferências para os procedimentos, que ficam armazenadas em um banco de dados. Na ocorrência do óbito, o responsável precisa ligar para a seguradora, sendo que a empresa deve oferecer atendimento em período integral com profissional capacitado para lidar com a situação.

No contato telefônico, mediante os dados do falecido, é possível acessar o histórico completo do pacote sem que seja necessário definir todas as especificações naquela hora tão difícil.

Contratar um plano funeral individual ou familiar

Ao contratar o plano funeral individual , você pode escolher entre duas modalidades: individual e familiar. No caso da opção individual, a cobertura é apenas para o falecimento da pessoa que fez o pacote — ou seja, se alguém próximo a ela morrer, não será possível usar os serviços.

Para o plano funerário familiar, é permitido incluir familiares próximos como filhos e cônjuge por um valor um pouco maior. E também é viável ter agregados no pacote, o que inclui outros parentes, com o pagamento de uma taxa extra por pessoa. Financeiramente, essa é uma escolha bastante válida, pois oferece amparo em caso de imprevistos.

O contrato para a família conta com os documentos de todas as pessoas que fazem parte da lista, para que seja fácil acioná-las quando houver necessidade. Trata-se de uma forma de unir todos por meio do cuidado e do carinho.

Qual a diferença entre auxílio-funeral, seguro funeral e plano funeral individual?

É muito comum que haja uma confusão entre o auxílio-funeral e a assistência funeral. Essas modalidades são diferentes, portanto é importante saber de que forma cada uma delas funciona. 

O plano funeral individual oferece um cuidado preventivo, que prevê o amparo para as principais providências e gastos que envolvem o falecimento de uma pessoa.

O auxílio-funeral funciona como um seguro e gera uma apólice com o valor contratado. Assim, em caso de falecimento, a pessoa mais próxima recebe o reembolso de todos os valores gastos no funeral, o que garante sua segurança financeira.

O valor pode ser recebido pelo cônjuge e pelos filhos menores de 18 anos ou universitários com até 24 anos. Para tanto, é preciso guardar todas as notas fiscais que comprovem os gastos e estipular o valor do auxílio. O que exceder esse contrato é de responsabilidade do segurado.

Já o plano de assistência funeral individual oferece os serviços descritos acima por conta da empresa e sem nenhum repasse para o contratante. A diferença em relação ao auxílio é que, nesse caso, a funerária é quem se responsabiliza por todo o processo: a pessoa só precisa se preocupar com a sua despedida.

Quais são as vantagens de ter um plano funeral individual

Agora que você já compreendeu o funcionamento de um plano funeral individual e o que é preciso para fazer a melhor escolha, deve saber que existem muitos benefícios em contar com um pacote sua família. Isso faz uma grande diferença no momento em que vocês mais precisam. Entenda algumas das vantagens que podem ser observadas com o cuidado preventivo.

Ter uma cobertura integral das despesas

O serviço funerário não é algo barato — especialmente quando a família é pega de surpresa e não há reserva financeira para uma emergência do tipo. Quando a pessoa morre em decorrência de uma doença, por exemplo, os custos da sua despedida devem ser somados aos dos cuidados hospitalares que recebeu, o que pode trazer grandes problemas para o orçamento individual.

Contar com um plano funerário deve fazer parte do planejamento das despesas mensais, pois as parcelas têm valores reduzidos e é possível garantir um serviço de maior qualidade. Dessa forma, quando o óbito acontece, não é preciso se endividar ou ter problemas com dinheiro: basta acionar o serviço e contar com a tranquilidade de todos os cuidados sob responsabilidade da empresa contratada.

Além disso, ao resolver tudo na última hora, existe o risco de gastar mais com empresas mais caras, serviços que não eram necessários e acabam sendo incluídos ou a necessidade de providenciar muitas questões em pouco tempo.

Diminuir o estresse de familiares em situações delicadas

Fica muito difícil tomar as decisões de maneira tranquila e acertada, portanto contar com o plano funerário é uma alternativa para que você não precise passar por uma situação do tipo.

A empresa é especializada em tratar desses assuntos, conhece todos os procedimentos necessários e sabe exatamente quais são os passos a serem seguidos. Se você tem essa segurança, basta entrar em contato com a funerária para comunicar o óbito, passar os dados da pessoa que faleceu e receber todas as orientações sobre os próximos passos.

Questões mais burocráticas, a exemplo da documentação, do transporte do corpo e de outros aspectos importantes que já mencionamos (como a cerimônia de despedida), ficam por conta da empresa contratada. Isso já reduz grande parte dos problemas que devem ser enfrentados em um momento tão delicado e ajuda a trazer mais tranquilidade para essa dolorosa passagem.

Não se preocupar com as questões burocráticas

Como acabamos de ver, o plano funerário cobre todos os aspectos práticos que envolvem o momento da morte. Além do abalo psicológico, existe uma grande dificuldade em lidar com os procedimentos burocráticos — isso se deve ao fato de haver várias leis e normas a serem seguidas, que podem parecer confusas.

Com o suporte de uma empresa experiente, a família é poupada de resolver esses assuntos e também reduz as chances de cometer algum erro que possa trazer sérios problemas legais. É preciso haver um responsável por quem faleceu, que vai assinar os documentos e providenciar tudo o que for necessário. Quase sempre se trata da pessoa mais próxima, que é também a que tem mais chances de se abalar pela perda.

Poder passar pelo momento de luto ao lado das pessoas queridas

Quando um familiar morre, é importante estar ao lado das pessoas próximas para receber e oferecer apoio. O suporte ajuda a trazer uma maior sensação de segurança e amparo para essa situação tão difícil. Porém, se for preciso resolver todos os assuntos relacionados ao falecimento, não é possível ter esse tempo ao lado dos parentes.

Ao receber a notícia do falecimento, é necessário ter um tempo para processar o acontecido, refletir a respeito e também sentir a tristeza, vivenciando o luto de maneira saudável. As conversas ou os abraços silenciosos são fundamentais na hora da perda e fazem parte do processo de despedida.

Em muitos casos, é preciso receber familiares que moram em outras cidades ou com os quais você não se encontra há algum tempo para a cerimônia, por exemplo. Ao precisar resolver outros tantos assuntos, não será possível estar presente nesses momentos essenciais.

Ter um luto saudável

De acordo com psicólogos, o luto é saudável e necessário. É preciso vivenciar esse momento com calma, se permitir chorar e sentir todas as emoções que fazem parte da situação da perda. Porém, quando há o dever de providenciar certidões, declarações, cerimônias e outros assuntos fundamentais, é necessário conter as emoções e raciocinar de maneira prática.

Esses sentimentos reprimidos e a imposição de resolver as obrigações legais relacionadas ao óbito podem levar a traumas e doenças psicossomáticas. Por isso, o plano funerário oferece suporte na hora em que você mais precisa, para que possa se dedicar apenas às suas emoções e ao cuidado com as pessoas que ama.

Os primeiros momentos após a morte são importantes para as pessoas que ficam, pois é quando a notícia será processada e se iniciará o luto. Ocupações excessivas podem adiar as fases que fazem parte desse processo, o que não é bom para o psicológico.

Contar com uma assistência completa

Com a leitura deste conteúdo, você deve ter percebido que são muitos os assuntos a serem considerados quando acontece o óbito de uma pessoa próxima. Isso inclui os aspectos legais, como atestados e certidões, mas também escolhas que envolvem as homenagens, o conforto da família e a possibilidade de realizar uma despedida que respeite as características da pessoa que se foi.

Quando você conta com um  plano funerário individual, tem a cobertura completa de todos esses cuidados necessários. Assim, não é necessário ir até muitos estabelecimentos diferentes para resolver os assuntos que surgem, pois o pacote envolve tudo o que é preciso para ter tranquilidade nessa hora.

Evitar cair em golpes

A dica que já demos sobre a escolha cuidadosa da funerária com a qual será fechado o pacote é importante para evitar problemas quando precisamos do serviço. Os riscos serão muito maiores se você precisar definir a empresa de última hora, sob forte pressão emocional.

Os serviços funerários só devem ser feitos por empresas autorizadas para isso, que respeitem todas as leis relacionadas ao cuidado e à dignidade das pessoas. O planejamento antecipado de onde esses serviços serão realizados é fundamental para evitar golpes e prejuízos.

Garantir uma boa despedida

Uma das vantagens de pensar no serviço funeral de maneira preventiva é observar como são feitas as cerimônias e o espaço destinado a isso, o que inclui o pacote (entre outros aspectos importantes).

A preparação faz toda a diferença para que a família se sinta acolhida e confortável. Quando a despedida é realizada em um local bonito e aconchegante, com um tratamento delicado e cuidadoso em relação à pessoa que se foi, a dor da perda é amenizada. Isso ajuda a acalmar a mente e traz mais serenidade para um adeus tranquilo.

Além do espaço com as condições básicas adequadas, como banheiros, água e alimentos leves, é importante que o local proporcione um atendimento atencioso. Escolher um lugar que tenha empatia em relação ao luto é uma maneira de cuidar da família, pois se tem a certeza de que ela será amparada no momento mais difícil.

O respeito às religiões também é fundamental. O local deve contar com espaços para as orações e permitir que as famílias realizem a cerimônia dentro de suas crenças — o que pode ser conversado previamente para evitar situações desconfortáveis.

Contar com grupos de apoio

Existem agências funerárias que trabalham com muita empatia no acolhimento antes, durante e depois do serviço funeral. Isso inclui o apoio emocional para lidar com uma situação tão difícil.

É possível encontrar, por exemplo, empresas que realizam palestras sobre a morte, para que ela deixe de ser um tabu e seja encarada de maneira mais tranquila. Esse processo é interessante para quem sente muito medo de morrer ou perder alguém.

Da mesma forma, as palestras podem acontecer no sentido de discutir a respeito do luto, da dor da perda e das formas de expressar o amor ou a saudade. O apoio de profissionais e as informações que ajudam a entender melhor os próprios sentimentos podem ser importantes para que a situação seja vivenciada com mais serenidade.

Os grupos de apoio também podem ser boas opções. Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas que estejam passando pelas mesmas dificuldades, contar a própria história ou apenas ouvir. Isso faz com que o indivíduo em luto se sinta menos só e consiga desabafar a respeito do seu sofrimento com um grupo que entende a sua dor.

Ter a possibilidade de fazer uma homenagem mais bonita

O cuidado antecipado permite escolher as homenagens a serem realizadas, para que seja transmitido todo o amor que a família sente por quem se foi. As empresas são experientes em realizar uma decoração personalizada e capaz de representar as características da pessoa que faleceu.

Funerárias mais humanizadas se preocupam em cuidar das memórias, para prestar uma bonita homenagem àquela pessoa tão querida. Uma delas é a caixa de memórias que fica instalada no jazigo, com resistência aos efeitos climáticos, e permite que a família coloque objetos importantes para a lembrança da pessoa.

Com isso, vemos o quanto é importante ter uma assistência quando se vivencia a perda de alguém querido, o que torna necessária a prevenção com um plano funerário. Esse cuidado faz com que sua família seja amparada e acolhida no momento mais difícil, o que permite que a situação seja vivenciada com mais tranquilidade e ao lado das pessoas que ama.

Você pode contar com os planos funerários do Grupo Colina e todo o nosso atendimento humanizado para oferecer o suporte de que sua família precisa nessa situação tão delicada.

Entre em contato e conheça nossos serviços de plano funerário individual

Mais informações

plugins premium WordPress
Excluir Meu Número
Para não receber mais ligações indesejadas, preencha o formulário.